Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
"Eu sou à esquerda de quem entra. E estremece em mim o mundo. (...) Sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro. Sou um coração batendo no mundo." (Clarice Lispector)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Notas de uma observadora:


Nestes últimos tempos, eu tenho divulgado algumas fotos minhas nas redes sociais por aí. Isso não acontece sempre, eu sou um tanto impaciente e depois de algumas semanas, eu deleto tudo e substituo as minhas fotos por alguma imagem das minhas heroinas. Que no geral considero mais apropriado.
Enfim.. observei que as fotos que mais me elogiaram são as fotos que eu estou triste. Meus olhos estão meio brilhantes, devido as lágrimas contidas, e meu sorriso é aquele sorriso dolorido e cênico... As pessoas acham bonito... Eu me sinto mascarada, depois do flash eu mal me reconheço.
A melhor máscara que se pode colocar em si mesmo é o sorriso.
Os elogios são sempre bem vindos é claro, mas eu normalmente lido com eles com um certo sarcasmo, uma das minhas piadinhas íntimas...
E quando alguém se sente atraído por este sorriso, eu sempre fico insegura.
Isto tem acontecido com freqüência...
O problema de ser muitas, é que eu nunca sei qual é a mais apropriada.

...Por hora, vou girar como em um brinquedo gira- gira, irei olhar para cima, fechar os olhos, sentir o vento e mundo girando.
E aquele medo de quando o brinquedo gira muito rápido, e parece que vamos perder o controle, dá a impressão que o brinquedo vai quebrar, que você vai cair e dá vontade de gritar. Tudo isso somado com a sensação boa de tontura, do vento nos cabelos, da sensação de que está voando.
É exatamente este tipo se sentimento que eu sinto agora.
Por isso, estou mantendo minha mente ocupada, pois serve como freio.

5 comentários:

  1. "O problema de ser muitas, é que eu nunca sei qual é a mais apropriada."
    Eu não me recordo de ter lido frase tão empática na vida...
    Esta é uma oa observação, acho.
    Se a tristeza lhe cai bem, talvez seja só esteticamente, tente levar isso em conta...

    ResponderExcluir
  2. sobre nossas máscaras um trecho de "Tabacaria" de Álvaro de Campos:

    "Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
    Quando quis tirar a máscara,
    Estava pegada à cara.
    Quando a tirei e me vi no espelho.
    Já tinha envelhecido"

    como um tal V que por ideologia escolhe não ser ninguem que não a própria ideologia, nós temos
    pregadas as nossas máscaras um rosto( e não me confundi aqui).
    Sorrisos, pedidos, pronunciamentos, raivas, interesses: todas estas ações no plano de nossa enigmática face-mascara-face constituem o falso ou o verdadeiro. Mas teu coração ou melhor os nossos podem te denunciar, o coração sim sente pontadas ou ragos intensos da dor de ser.

    que há confusão na hora do escolher se ser há,mas a melancolia e esta dúvida só existem porque no profundo sabemos da contra maré que sempre tomamos. No fim me parece que quem quer e consegue tirar algumas das máscaras vê o algo já envelhecido, o algo pode ser o coração flagelado.

    Obrigado pelo texto reflexivo querida!

    não sejamos cozinheiros que deixam o ser no ponto ideal do prato, pois quem está a mesa é o Mundo, precisamos sim ludibria-lo( risos, sisos ou inexpressividade aqui. com vc preferir).

    ps: agradeço tuas vistas ao meu espaço e tambem
    gosto deveras dos teus escritos

    empatia e até!

    ResponderExcluir
  3. depois de ter postado o comentário( como se isto aqui não fosse outro comentário), pensei meio vexado que me estendi demais e peço desculpas pela extensão, é que sempre escrevo exageradamente quando não acho a completude das idéias. mas entenda que este é um jeito meu que é quase regra! certo?
    fico surpreso quando aqui acolá sou sintético e não pronlongo, mas enfim já estou me prolongando denovo

    thau! thau!

    ResponderExcluir
  4. É aquela coisa de sempre, nas coisas mais tristes retem a beleza de ser humano realmente, porque a felicidade pode ser feito máscara mas a tristeza... é como uma bomba que explode e não há como segurar, vazando dentro so olhos em forma de lágrimas ocultas e essencias supremas elas exprimem o nosso verdadeiro grito;~~

    quero te conhecer!! ando sempre em Sampa ultimamente!

    ResponderExcluir