Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
"Eu sou à esquerda de quem entra. E estremece em mim o mundo. (...) Sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro. Sou um coração batendo no mundo." (Clarice Lispector)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os 10 desejos de Clarice


E a Morte pergunta para Clarice: "Se eu te levasse amanhã, terias pesar do alguma coisa? o que você gostaria de ter feito e não fez nesta vida?
Clarice sabia a resposta na ponta da língua, mas fingiu pensar um pouquinho para fazer um pouco de charme e mostrar um pouco de seriedade:

Bem... Existe 10 coisas:
- Eu queria ter tido um filho;
- Eu queria ter visto a aurora boreal;
- Eu queria ter sentido o amor através do sexo;
- Eu queria ter tido um colo e o abraço protetor de um homem que me ame;
- Eu queria morrer sem as milhares de coisas que eu tenho para falar;
- Eu queria ter tido coragem de falar todas estas coisas;
- Eu queria me sentir realmente bonita, pelo menos uma vez;
- Eu queria ter tido mais fé, e conhecido mais os mistérios dos Deuses e dos anjos;
- Eu queria ter aprendido mais sobre metafísica, astronomia, mitologia e teologia;
- Eu queria realizar alguns sonhos da minha familia, a que nasci e a que escolhi.
Se nesta vida não der tempo de fazer todas estas coisas... tudo bem, fica a próxima...

A morte olhou para aquele ser, que não era mulher, não era adolescente e nem criança. Era feminina e tinha seus vinte e tantos anos, e sentiu pena. Por fim disse:

- Minha querida, precisará renascer muitas vezes para fazer estas coisas como mulher. Mas não se iluda em pensar que renascer em outras formas ou gênero conseguirá com mais facilidade, pois apenas sendo mulher poderá desfrutar plenamente e somente sendo mulher sentirá estas necessidades, assim é a Vida.

Clarice suspirou e pensativa disse:

- Tudo bem...Eu não disse que queria fazer todas estas coisas nesta vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário