Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
"Eu sou à esquerda de quem entra. E estremece em mim o mundo. (...) Sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro. Sou um coração batendo no mundo." (Clarice Lispector)

domingo, 21 de novembro de 2010

A senha

Hoje meu pai me perguntou, qual é a senha para a paz de espírito?
Ele... que não consegue se desligar, das contas para pagar, das coisas para comprar, da falta de saúde, de tempo, de dinheiro. Ele, que acha que a vida é dura e cruel, e que não permite descanço. E eu o vi desesperado por paz...
Eu disse que a estabilidade material não irai trazer paz a ele, porque ele iria encontrar um outro problema para substituir, que ele tinha que encontrar algo que lhe desse paz hoje, pelo menos um pouco para que ele possa resgatar energias para continuar lutadando no dia seguinte...
Ele me perguntou denovo. Mas qual é a senha? como eu desligo?como eu faço isso??
Por fim eu não soube responder... porque eu também não sei ao certo qual é a senha.
Eu tenho as minhas valvulas de espape, mas qual seria as dele? e eu acho que somente ele poderia responder para si mesmo.
Mas estas valvulas também não trazem paz, são apenas oásis como para um viajante no desesto.
Hoje eu estou meio out da minha vida... não sei bem o que eu devo fazer, só sei que as coisas não estão boas, na verdade pioram a cada dia. Eu continuo lutando com a esperança que esta tempestade esteja passando.
As vezes eu acho que a paz só vem mesmo após a morte.
Eu sei que os problemas passam e as coisas melhoram... mas por quanto tempo? depois volta tudo denovo, muitas vezes mais difícil. Meu pai tem razão, a vida é realmente cruel.

Um comentário:

  1. para mim a paz não é uma coisa que a pessoa por si só possa se dar. É um sistema de troca utópico assim como o Amor. Nós damos paz ou amor para que outros recebam e se esse sistema funcionasse existiriam outras pessoas dispostas a se esforçar para nos oferecer a paz. Me parece um pouco cruel essa idéia mas acho que ideal deveria oou é esse.
    porque pensamos em ter paz e quando olhamos para o mundo nos incomodamos? é justamente porque sabemos que a paz isolada ou individual não é a paz ideal. acho muito significatica uma cena do filme cruzadas onde os homens se matam numa guerra santa interminável e quando a guerra acaba (por hora) e há um monte de corpos destrocados no chão, eles se olham cheios de sangue no corpo todo e dão as mãos emitindo os seguintes cumprimentos: -que a paz esteja com vc! . engraçado né, rostos cheios de sangue falando sobre paz.
    as vezes quando cummprimento meus amigos falo: - a paz de um cruzado pra ti. as vezes eles não entendem, ai tenho que explicar a história toda.
    pelo menos não temos certa paz repressora de tempos da ditadura, desta paz alienante quero distancia. mas a paz universal( a dada e não a recebida) exige que rejeitemos apenas uma coisa, esta coisa nos sustenta e nos faz viver como humanos contraditórios, esta coisa é o Egoísmo.

    ps: estas palavras empiricas talvez não sirvam de nada, saiba que sofro do mesmo mal ou bem que vc sofre e estamos melancólicos no centro de uma encruzilhada, mas devemos seguir e melhorar os caminhos por onde andamos.

    empatia e até!

    ResponderExcluir